A pesquisa e o blog

A pesquisa “Análise de modelos de negócios praticados no mercado da música no estado do Rio de Janeiro”, realizada pelo Instituto Overmundo, faz parte do projeto Estrombo, promovido pelo SEBRAE, pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, pelo CTS da FGV DIREITO RIO e pelo Facebook.

O objetivo da pesquisa é identificar e analisar modelos de negócios praticados no mercado formal e informal da música no estado do Rio de Janeiro, em gêneros e cenas como: samba, música eletrônica, funk, rock, pagode, gospel. A pesquisa pretende contribuir com os objetivos do projeto Estrombo que são capacitar, formalizar e apoiar pessoas e empreendimentos do ramo musical para atuarem em novos modelos de negócios e novos canais de distribuição baseados na internet e nas novas tecnologias, fortalecendo assim o mercado. A previsão para divulgação dos resultados é junho de 2012.

Este blog foi criado para que os resultados parciais da pesquisa possam ser disponibilizados, gerando debates que possam melhorar as análises. Também esparamos utilizá-lo como mais um canal de pesquisa. Em um mercado informal como o da música, muitas cenas e circuitos são difíceis de identificados. Outro desafio da pesquisa é buscar o que vem acontecendo em todo o estado, e não somente na região metropolitana do Rio de Janeiro. Por isso, esperamos contar com a colaboração de músicos, produtores, jornalistas, pesquisadores, instituições, etc. Quem conhece alguma cena ou circuito musical interessante no estado do Rio, pode indicá-lo a participar do mapeamento aqui no blog ou através do e-mail economiadacultura@overmundo.org.br. Todos os colaboradores da pesquisa estão listados em nossa página de agradecimentos.

Equipe fase I (Qualitativa)

Direção Executiva Instituto Overmundo

Oona Castro

Coordenação geral da pesquisa

Olívia Bandeira

Pesquisadores

Ana Carolina Nascimento

Jefferson Chagas

Leonardo De Marchi

Diogo Cruz Pinto (estagiário)